sábado, 4 de maio de 2013

Instrumentos Musicais da Idade Média


A música sempre fez parte do cotidiano de nossa espécie. Desde os primeiros grupos humanos, instrumentos eram criados para emitir sons e possuíam diversas utilidades. Alguns eram usados em rituais, festas, caça ou mesmo nos momentos de lazer, como uma forma de entretenimento. Desta forma, trago a vocês esse pequeno artigo que apresenta alguns dos primeiros instrumentos musicais utilizados durante a Idade Média.

Flauta reta:
As flautas retas englobam as flautas doces (flauta de oito furos, um deles na parte posterior destinado ao polegar) e as flautas de seis furos com agudos feitos através de harmônicos,  já que não possuem o furo posterior. É classificado na Idade Média como instrumento de som suave, baixo, diferenciando-se dos instrumentos altos, como as bombardas.

Flauta transversal:
Presente em Bizâncio pelo menos desde o século XI, é pela primeira vez representada no manuscrito D’herrade de Landsberg. Os estudiosos dos instrumentos do período estão de acordo em afirmar que a flauta transversal, bem como as flautas retas, tinham formato cilíndrico.


Cornamusa ou Gaita de Fole:
Instrumento de sopro que consiste de um chalumeau melódico dotado de palheta dupla e inserido em um reservatório de pele hermético (odre ou saco). O ar entra no odre através de um tubo superior, com uma válvula para impedir o seu retorno. Na Idade Média este instrumento podia ou não ter um bordão.

Viola de arco:
Os instrumentos de cordas friccionadas da Idade Média, chamados vièle, fiddle, giga, lira, começaram a ser utilizados no século X, quando o arco surge na Europa, introduzido provavelmente pelos árabes (não confundir o arco musical com a arma). A viola de arco pode ter formas bastante diversas e apresenta, normalmente, de três a cinco cordas. Pode ser tocada apoiada no ombro ou no joelho.

Viola de roda:
Ou symphonia. É uma espécie de viela em que o arco é substituído por uma roda, que fricciona as cordas sob a ação de uma manivela. As cordas são encurtadas não diretamente pelos dedos, mas através de um teclado. Este instrumento pertence ao folclore desde o século XVII.


Alaúde:
O alaúde, na forma que a Renascença tornou famosa, só foi introduzido na Europa no século XII, pelos mouros, com seu nome árabe (al’ud, que se tornou laud na Espanha, depois luth na França). No fim do século XIV, adquiriu aspecto característico com caixa piriforme composta de lados de sicômoro e o cravelhal recurvado para trás.


Harpa:
As harpas são reconhecidas por sua forma aproximadamente triangular e pelas cordas de comprimentos desiguais estendidas num plano perpendicular ao corpo sonoro. As cordas são presas por cravelhas, que podem variar de sete a vinte e cinco. A pequena harpa portátil veio sem dúvida da Irlanda, com a chegada dos monges irlandeses (a harpa é o emblema heráldico deste país).

Percussão:
Antes do século XII, praticamente não existiam, a exceção dos jogos de sinos (cymbala) empregados nos mosteiros. Só nos séculos XII e XIII aparecem na Europa proveniente provavelmente do Oriente, os tambores de dois couros, o pequeno tambor em armação, que por vezes era dotado de soalhas (pandeiro), címbalos de dedos etc.

A flauta e o Tambor:
Taborin (nome dado ao executante). Flauta de três furos tocada com uma das mãos enquanto a outra toca o tambor que é sustentado no ombro ou debaixo do braço pelo mesmo executante. Animava todas as danças e festividades. Seu auge foi entre os séculos XV e XVI. Este instrumento é até hoje presente em algumas tradições no sul da França e no País Basco.

Flauta dupla:
Os instrumentos de sopro duplos são conhecidos desde Antiguidade. A flauta dupla foi um instrumento bastante utilizado e desapareceria somente no século XVI.

Saltério:
Aparece no século XII numa escultura da catedral de Santiago de Compostela. Neste instrumento as cordas são estendidas em todo o seu comprimento acima da caixa de ressonância, ao contrário do princípio da harpa. É tocado pinçando-se as cordas com os dedos ou com um plectro.

Organetto:
Ou portativo (porque podia ser carregado ou portado pelo executante). Bizâncio foi o primeiro centro de construção de órgãos da Idade Média. Na figura ao lado temos uma representação do instrumentista tocando o fole com a mão esquerda, enquanto a direita executa a peça no teclado.

Rabeca:
Instrumento de cordas friccionadas com caixa monóxila, isto é, escavada em uma só peça de madeira. As formas variavam entre as ovais, elípticas ou retangulares. De proporções menores do que a viela de arco tem um som agudo e penetrante.

Adaptação por:  Áviner Viana (O Clã dos Bardos)

Fonte: A Música na Idade Média, por Madalena e Diana

Um comentário :

  1. Muito bom esse site já curtiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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